• 962091912
  • geral@limitesinvisiveis.pt

Jardins da Mata

Atividades para alunos do 1º ciclo do Ensino Básico

A Mata pode ser percecionada como um jardim, onde todas as plantas crescem, florescem e se reproduzem em harmonia com a fauna. Jardins da Mata é o título de um conjunto de atividades práticas que permitem às crianças reconhecer diferentes espécies da flora da fauna e a importância de cada uma delas. Por meio de uma experiência de aprendizagem cooperativa, os Jardins da Mata convidam cada criança a viver, compreender e respeitar a natureza, a construir soluções para várias questões.

Todas as atividades propostas pelos Programas Um dia na Casa da Mata são previamente articuladas com a equipa educativa de cada grupo de alunos.

 

O meu jardim da Mata

A floresta é um local onde existe uma grande variedade de pequenas plantas que podem ser transplantadas, sem prejuízo para o ambiente. O meu jardim da Mata convida as crianças e olharem à sua volta e escolherem as plantas que constituirão os seus jardins.

 

Caça à folha

Na Mata existem muitas árvores. Cada uma dela possui características próprias e algumas delas podem ser reconhecidas pelas suas folhas. A Caça à folha convida as crianças a descobrir algumas árvores através das folhas e a identificar as espécies encontradas.

 

 

Os pequenos animais da Mata

Os jardins são locais repletos de vida, de pequenos animais. Debaixo de pedras, troncos e plantas, há muita vida à espera de ser descoberta. Procurar habitats na Natureza permite às crianças conhecer animais, plantas e fungos, as relações entre as espécies e as suas necessidades.

 

Passaporte das aves

O Passaporte das Aves é uma atividade de auscultação e observação de aves. Durante uma caminhada, as crianças podem descobrir a origem de vários sons e conhecer uma vasta diversidade de aves.

 

 

As histórias da natureza

A Natureza conta muitas histórias, mas com imaginação e criatividade, partindo de elementos que encontram na natureza, as crianças podem contar as suas próprias histórias.

 

O contador de histórias que perdeu o chapéu

Era uma vez um contador de histórias que perdeu o seu chapéu… Este é o mote para uma atividade criativa, em que as crianças irão recorrer ao que a natureza lhes oferece.

 

 

Escolha a exploração que melhor responde aos interesses do grupo/turma com o qual desenvolve a sua prática educativa e venham passar ‘Um dia na Casa da Mata’. Aceda ao formulário de inscrição

Para mais informações clique aqui.