• 962091912
  • geral@limitesinvisiveis.pt

Pelos caminhos da Mata

Pelos caminhos da Mata – Explorações na natureza para grupos/turmas de crianças dos 3 aos 10 anos

Pelos caminhos das Mata’ é o título de um conjunto de atividades práticas que permitem às crianças realizar percursos na natureza, enquanto exploram e reconhecem diferentes espécies da flora e da flora e a importância de cada uma delas.

 

Poça dos segredos

Uma poça de lama pode esconder muitos segredos. Através do tato, as crianças podem explorar os “segredos” submersos na lama, revelando as suas caraterísticas. Conseguirão as crianças identificar a origem dos elementos?

 

Impressões digitais

Assim como os nossos dedos possuem uma textura única, também as plantas revelam as suas “impressões digitais”. Esta atividade permite às crianças descobrir e recolher as “impressões” digitais das folhas que encontram na natureza.

 

As cores da natureza

Na natureza podemos encontrar muitas cores. “As cores da Natureza” é o título de uma atividade que se realiza durante uma caminhada pela Mata. Observando e colhendo resíduos de plantas, as crianças são convidadas a encontrar e utilizar “tinta” de diferentes cores. Quantas cores encontrarão?

 

Caçada às cores

Ao longo do ano, a Mata vai mudando de cor. Em cada estação as tonalidades que surgem são diferentes. A caçada às cores permite às crianças ter acesso a um conjunto variado de gradação de cores e desafia-as a encontrar na Mata cada uma dessas paletes de cores.

 

Bingo das folhas

O “Bingo das Folhas” é um jogo de exploração da flora de uma determinada área, numa determinada época do ano. Este é um jogo que permite à criança conhecer muitas das espécies vegetais da Mata.

 

 

Escolha a exploração que melhor responde aos interesses do grupo/turma com o qual desenvolve a sua prática educativa e venham passar ‘Um dia na Casa da Mata’. Aceda ao formulário de inscrição

Para mais informações clique aqui