Programas Casa da Mata

Estes programas são dirigidos a crianças entre os 3 e os 5/6 anos e constitui o núcleo duro do Projeto Limites Invisíveis.

As experiências a que as crianças têm acesso nessas idades têm um impacto duradouro no seu desenvolvimento, se forem de qualidade, e constituem um fator promotor do sucesso académico internacionalmente reconhecido, designadamente atenuando os efeitos das desigualdades sociais e culturais. Por outro lado, a flexibilidade organizativa, curricular e pedagógica que caracteriza a educação pré-escolar, que mantém o seu carácter facultativo embora se deseje de frequência universal, viabiliza a construção, em parceria com as equipas educativas dos jardins de infância envolvidos, de Programas Casa da Mata (PCM) que se articulam e amplificam as práticas curriculares dessas equipas.

Estes programas visam sensibilizar e motivar as crianças, as famílias e as comunidades educativas para a importância do espaço exterior natureza como contexto de desenvolvimento e de aprendizagem através do brincar. Cada criança é desafiada a vivenciar/explorar/experimentar o mundo que a rodeia de acordo com o seu tempo, iniciativa, interesses, capacidades e a construir a sua própria infância, única e irrepetível.

No desenho e implementação destes programas será dada especial atenção às condições de articulação curricular, quer em termos horizontais (sequenciação e progressão das aprendizagens da criança, ligação entre a sua atividade no jardim de infância e no seio do programa PCM), quer em termos verticais (articulação global entre o PCM e projeto curricular do grupo de origem, nomeadamente em termos de planificação dos tópicos e projetos a desenvolver no PCM tendo em consideração os que estão em desenvolvimento no jardim de infância).

Os PCM decorrem na Mata Nacional do Choupal, de 2.a a 5.a feira, das 9h15 às 15h15, durante 8 semanas, em período letivo. Os destinatários são crianças que frequentam a educação pré-escolar na cidade de Coimbra, sendo a sua participação uma opção das famílias.

Conheça os nossos grupos obtendo mais informação aqui.