Um dia na Casa da Mata

A oferta educativa “Um dia na Casa da Mata” constitui-se como um conjunto de atividades dirigidas a crianças da Educação Pré-Escolar e aos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico, e decorrem às sextas feiras, das 9h às 15h, na Mata do Choupal, em Coimbra. Esta oferta assume formatos diversos e é desenhada em articulação com as equipas educativas, em formato de visitas de estudo.

Atualmente as crianças que frequentam o 1.º Ciclo do Ensino Básico têm cada vez menos contacto com ambientes naturais. O extenso programa curricular e a desatenção em relação às potencialidades pedagógicas dos espaços exteriores das escolas constituem obstáculos a uma conceção mais abrangente do processo de ensino e de aprendizagem e dos próprios ambientes de aprendizagem, que extravase as salas de aula.  Algumas das atividades incluídas em “Um dia na Casa da Mata” correspondem a atividades centradas em tópicos curriculares do 1º ciclo em estudo, consistindo em trabalho de campo a desenvolver em ambiente natureza.

Um dia na Casa da Mata” adota uma abordagem pedagógica centrada no aluno, em que através do apoio à sua iniciativa e exploração autónoma se possibilita a construção/consolidação de conhecimentos e competências não apenas de índole cognitiva, mas nomeadamente também físico-motora e socio-emocional.

Safaris da Mata – “Um dia na Casa da Mata” dirigido à Educação Pré-escolar

Jardins da Mata – “Um dia na Casa da Mata” dirigido ao 1º ciclo do Ensino Básico –

Condições Gerais

Valores por criança, sem transporte incluído:

  • Grupos de 15 a 20 crianças: 8€
  • Grupos de 21 a 30 crianças: 6€

Nota: As refeições são da responsabilidade das instituições educativas. O transporte carece de disponibilidade para o efeito e de pedido prévio de orçamento.

Efetuar a inscrição on line em  Formulário de solicitação de marcação de Um dia na Casa da Mata.

O pagamento de "Um Dia na Casa da Mata" deve respeitar o procedimento que será enviado via e-mail ao Educador/Professor responsável pelo grupo, após informação de admissão, sendo o talão de transferência considerado como prova de pagamento.

O grupo só se encontra efetivamente inscrito depois de ter efetuado o pagamento no prazo indicado no procedimento e apresentado o respetivo comprovativo através de envio para inscricoes@limitesinvisiveis.pt.

Os participantes devem trazer roupa e calçado apropriados às condições climatéricas.

As atividades incluídas em"Um Dia na Casa da Mata"  poderão estar sujeitas a alterações, caso se verifiquem anomalias ao seu bom funcionamento.