BLOGUE SALTO À MATA ADÉMIA

15.11.2019

A turma da Adémia começou o seu Salto à Mata. Os animais e as poças de água foram os focos das primeiras explorações das crianças que, em sala de aula, já começaram a explorar o que de novo vão conhecendo.

22.11.2019

A turma da Adémia fez a sua exploração da natureza com chuva e, como seria de esperar, as poças foram a alegria das crianças.

17.01.2020

Esta semana a turma da Adémia deu continuidade ao seu projeto: os caminhos da Mata. Depois de desenharem o percurso feito na última sessão da Mata na sala de aula, as crianças colocaram os mapas à prova numa caminhada pela mata, guiada por esse registo, e pelo caminho encontraram muitos elementos da natureza para explorarem!

07.02.2020

Esta semana a turma da Adémia foi conhecer o seu novo espaço na Mata. Já nasceram algumas áreas específicas, no dia em que várias crianças tiveram a oportunidade de tocar num sapo pela primeira vez. Esta exploração permitiu-lhes conhecer algumas necessidades destes anfíbios, cuidando de as respeitar.

14.02.2020

Na semana dos Afetos, as crianças da Adémia   dedicaram muita da sua atividade a esta comemoração, com recurso ao  que a natureza oferece.

28.02.2020

Esta semana, a turma da Adémia iniciou uma nova etapa na natureza: o jogo de construção. Começou, assim, a nascer uma cabana na Mata e, no bambusal, o que restava de uma árvore que sofreu danos com a tempestade Leslie, permitiu às crianças iniciar a “escalada”. Claro que, para isso, foi preciso martelar primeiro…

06.03.2020

A turma da Adémia foi à Mata dar continuidade à exploração do local, mas principalmente à construção da cabana e da Casa da árvore.

3º Período letivo

O terceiro período letivo da turma da Adémia, devido ao confinamento obrigatório, foi diferente do que se esperava. Com sessões síncronas, via zoom, e assíncronas, via Plug in CASPAE, utilizando o Facebook, famílias e crianças vivenciaram a natureza e partilharam as suas experiências e conhecimentos construídos. O sucesso desta ação foi notícia nos jornais locais, podendo um exemplo disso ser consultado aqui