PRODUÇÃO CIENTÍFICA

ARTIGOS  CIENTÍFICOS

Coelho, A.,Vale,V.,Bigotte, E.,Figueiredo, A.,Duque, I.,Pinho,L.,(2015). Oferta educativa outdoor como complemento da Educação Pré-Escolar:Os benefícios do contacto com a natureza, Revista de estudos en Psicologia y Educación,Vol. Extr., No. 10., (pp111-117)DOI:10.17979/reipe.2015.0.10.585.

Duque,I., Pinho,L., Bigotte, E., Figueiredo, A., Miguéis,M., Vale,V., Coelho, A.(2015). A floresta como espaço de aprendizagem: Um complemento à oferta educativa para a infância, In atas de II Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação: O Governo das Escolas: Atores, Políticas e Práticas,(pp 224-233).

Figueiredo, A.; Duque, I.; Migueis, M.; Coelho, A.; Vale, V.; Bigotte, E. & Pinho, L. (2017). Projeto Limites Invisíveis: Uma abordagem na Natureza. In Helena Sá (Coord.). I Fórum cidtff Livro de Posters (p.13). Aveiro: UA Editora. ISBN: 978-972-789-509-0. http://hdl.handle.net/10773/18088.

Figueiredo, A.; Migueis, M.; Coelho, A.; Vale, V.; Bigotte, E.; Duque, I. & Pinho, L. (2017). Invisible Limits Project: Innovative outdoor learning approach in Portugal. Conference Program and Abstracts of the 27th Annual Conference EECERA 2017 “Early Childhood Education Beyond the Crisis: Social Justice, Solidarity and Children’s Rights” (p.109). Bologna, Italy, Alma Mater Studiorium Università Di Bologna, 29 de agosto a 1 de setembro.

Almeida, E., Almeida, R., Duque, I. & Mendes, C. (2019). Pro(g)natura: a tecnologia em articulação com a educação na natureza. Atas da 14.ª Conferência Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação, de 19 a 22 de junho, 2019. Coimbra: ISCAC.

Duque, I., Dinis, N. & Migueis, M. (2019). Com quantos saberes se faz uma cabana. Atas I Seminário Internacional de Educação Matemática na Teoria Histórico-Cultural e IV Seminário Interinstitucional de Educação Matemática Unisul, Unesc, Unibave, Uesp, realizado nos dias 18 e 19 de outubro de 2019, na Universidade do Sul de Santa Catarina, Campus de Tubarão – Bloco Sede.

Duque, I., Migueis, M., Bigotte de Almeida, E., Almeida, R. & Mendes, C. (2019). PRO(g)NATURA: um programa educativo em ambientes natureza e tecnológico. Livro de resumos CIDInE – Colóquio Inovação em educação: balanços e perspetivas futuras, de 25 a 26 de outubro. Porto: Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto.

Bigotte de Almeida, E., Duque, I., Almeida, R. & Mendes, C. (2019). PRO(g)NATURA – Scratch e natureza: uma primeira abordagem. SIIE 2019, Simpósio Internacional de Informática Educativa de 21 a 23 de Novembro, Tomar: Instituto Politécnico de Tomar.

Duque, I., Migueis, M., Almeida, R. & Bigotte de Almeida, E. (2020). Pro(g)Natura, flexibilidade curricular numa aliança entre contextos educativos: natureza, linguagem de programação e sala de aula. Indagatio Didactica. vol. 12 (5), 253-271. ISSN: 1647-3582, https://doi.org/10.34624/id.v12i5.23469

Duque, I., Almeida, R., Bigotte de Almeida, E. & Migueis, M. (2021). TollBox Pro(g)Natura: Srcatch Programming and outdoor education. XV Tool Fair, Vila Nova de Gaia, de 4 a 8 de outubro de 2021.

Duque, I. Almeida. R., Migueis, M. & Bigotte de Almeida, M. E. (2021). Pro(g)Natura: programming Language ad curriculom development from the free initiative of children in nature. In ICERI2021 Proceedings. 14th annual International Conference of Education, Research and Innovation, 8th – 9th of November, 2021. ISBN: 978-84-09-34549-6.

COMUNICAÇÕES

Pinho, L., Duque, I., Bigotte, E., Vale, V., Figueiredo, A., Migueis, M. & Coelho, A. (2017). Limites Invisíveis: Educar na natureza. Coimbra: ESEC.

Duque, I. Bigotte, E., Vale, V., Figueiredo, A., Migueis, M. & Coelho, A. (2017). Limites Invisíveis, um projeto de educação na natureza. III Encontro Nacional Workshops e Formação em Educação CreAtiva. Colégio S. João de Brito: Lisboa.

Figueiredo, A., Duque, I. Vale, V., Coelho, A. Migueis, M.; Pinho, L. & Bigotte, E. (2017). Limites Invisíveis: Uma abordagem educativa na natureza. XII Congresso de Neurociências e Educação Especial. Viseu: Psicosoma.

Figueiredo, A.; Migueis, M.; Coelho, A.; Vale, V.; Bigotte, E.; Duque, I. & Pinho, L. (2017). Invisible Limits Project: Innovative outdoor learning approach in Portugal. Comunicação integrada no painel “Outdoor Play and Learning SIG: Challenges and Opportunities” apresentada na 27th Annual Conference EECERA 2017 “Early Childhood Education Beyond the Crisis: Social Justice, Solidarity and Children’s Rights” (p.109). Bologna, Italy, Alma Mater Studiorium Università Di Bologna, 29 de agosto a 1 de setembro.

Coelho, A., Duque, I., Vale, V., Pinho, P., Bigotte, E., Figueiredo, A. & Migueis, M. (2017). Limites Invisíveis: A natureza com espaço educativo. XVII Encontro Nacional de Educação em Ciências| I Seminário Internacional de Educação em Ciências. Viena do Castelo: ESE Viana do Castelo

Migueis, M., Bigotte, E., Figueiredo, A., Coelho, A., Vale, V., Duque, I. (2018). Limites invisíveis: a perspetiva dos pais sobre o programa casa da mata. 1º Congresso internacional Integrando saberes:Pedagogia, Formação e Investigação em Educação, realizado de 19, 20 e 21 de abril na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa.

Figueiredo, A., Duque, I., Bigotte, E., Coelho, A., Vale, V. & Migueis, M. (2018). Abordagem na natureza como contexto de desenvolvimento e de bem-estar. IV Congresso da Ordem dos Psicólogos: Psicologia na prevenção e promoção do desenvolvimento das pessoas, coesão social e crescimento económico, 12 – 15 de setembro. Braga: Ordem dos Psicólogos Portugueses.

Figueiredo, A., Migueis, M., Vale, V., Coelho, A., Bigotte, E. & Duque, I. (2018). Projeto Limites: a perceção das crianças. XIV Congresso Ciências Culturais e Cidadanias (SPCE), 11 – 13 de outubro. Coimbra: UC/FPCE.

Figueiredo, A., Duque, I., Bigotte, E., Coelho, A., Vale, V. & Migueis, M. (2018). Education in nature: new approach in Portugal. Noruega: Queen Maud College University

Migueis, M., Bigotte, E., Duque, I., Coelho, A., Vale, V., Figueiredo, A. & Pinho, L. (2018). Limites Invisíveis: Um projeto de educação em ambiente natureza. Seminário Inovação Social, Empreendedorismo e Sustentabilidade nas Instituições Sociais, 17 de outubro. Anadia: Câmara Municipal de Anadia.

Duque, I., Pinho, L., Coelho, A., Vale, V., Figueiredo, A., Migueis, M. & Bigotte, E. (2018). Narrativa de um projeto na natureza. ANIP – XIII CONGRESSO Nacional de Intervenção Precoce & III SEMINÁRIO Espaços para a Infância, 20 de outubro. Coimbra: ANIP.

Figueiredo, A., Coelho, A., Bigotte, E., Migueis, M. & Duque, I. (2018). Limites Invisíveis: Abordagem educativa na natureza. V Encontro CPCJ’s – Ser mãe/pai no Séc. XXI, novos desafios na parentalidade. Mealhada: CPCJ.

Figueiredo, A., Migueis, M., Bigotte, E., Coelho, A., Vale, V., Duque, I. & Pinho, L. (2018). Limites Invisíveis: Programas educativos na natureza crianças 3 aos 10 anos. IV SLBEI

Figueiredo, A., Duque, I., Bigotte, E., Coelho, A., Vale, V., Pinho, L., Migueis, M. (2018). Limites Invisíveis: Education in Nature. Esbjerg: UCSYSD.

Bigotte de Almeida, E., Duque,I.,Pinho,L.,Coelho,A.,Vale,V.,Figueiredo, A.,Miguéis, M. (2018) Co-promoção para a implementação de um projeto em ambiente natureza: Limites Invisíveis, III Congresso Internacional “Educação, Ambiente e Desenvolvimento, 7 e 10 de novembro, Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria.

Duque, I., Bigotte, E., Coelho, A., Vale. V. & Figueiredo, A. (2019). Comunicação-Ação de sensibilização por convite – Brincar lá fora: a importância da exploração da natureza. Anadia: CAPPA.

M. Migueis, Duque, I. Bigotte, E., Coelho, A., Vale, V. & Figueiredo, A. (2019). Projeto Limites Invisíveis, educação na natureza. Comunicação por convite apresentado aos alunos do programa de pós-graduaçao em educação da UNISUL – Sc, Brasil.

Duque, I. Migueis, M., Bigotte, M. Coelho, C., Vale, V. & Figueiredo, A. (2020). Limites Invisíveis: Práticas educativas na natureza. Comunicação/Palestra a convite em formato virual para Conexão Natureza – Educação para Sustentabilidade, CNPJ 33592633/0001-95, em 20 de abril de 2020, das 19h00 às 20h00. Rio de Janeiro, Brasil. (Aceda à palestra aqui).

Duque, I., Migueis, M. & Bigotte de Almeida, E. (2020). Vivências das Crianças na Natureza – Olhar luso-brasileiro sobre a Educação. Comunicação/palestra a convite em formato virtual para Conexão Natureza – Educação para Sustentabilidade, CNPJ 33592633/0001-95, em 25 de junho de 2020, das 19h00 às 21h30. Rio de Janeiro, Brasil. (Aceda aqui à palestra)

Duque, I., Almeida, R., Migueis, M., Bigotte de Almeida, E. & Mendes, C. (2021). Pro(g)Natura: Flexibilidade curricular com recurso à articulação de contextos educativos. V Forum Cidtff. Aveiro: Universidade de Aveiro.

Poster

Figueiredo, A., Duque, I. Migueis, M. Coelho, A., Vale, V., Bigotte, E. & Pinho, L. (2017). Projeto Limites Invisíveis: Uma abordagem educativa na natureza. I Fórum Cidtff. Aveiro: UA.

Figueiredo, A., Coelho, A., Duque, I., Bigotte, E., Migueis, M. & Vale, V. (2018). Limites Invisíveis: Programas Casa da Mata. II Fórum CIDTFF, 4 de julho. Aveiro: UA/DEP.

Livros

Duque, I., Migueis, M. Bigotte de Almeida, E., Coelho, A., Vale, V. & Figueiredo, A. (2020). Salto à Mata: Educação na natureza no 1.º Ciclo do Ensino Básico. A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E EDUCADORES: DAS POLÍTICAS ÀS PRÁTICAS SUPERVISIONADAS. Coimbra: Instituto Politécnico de Coimbra/EscolaSuperior de Educação, 146-160. ISBN: 978-989-96927-4-9.

Figueiredo, A., Duque, I., Coelho, A. & Bigotte, E. (2021). Projeto Limites Invisíveis: uma abordagem educativa na natureza. In M. Siqueira & A. Figueiredo (Org.). Psicologia e suas interfaces, pp 88-102. Quipá Editora. ISBN: 978-65-89091-46-2 DOI: 10.36599/qped-ed1.035.

Mendes, C., Duque, I., Almeida, R., Bigotte de Almeida, E. & Migueis, M. (2020). Guião de Metodologia (referencial teórico-prático) PRO(G)NATURA. In Programa Escolhas (org.), ToolBoxEscolhas, ferramentas pedagógicas. Lisboa: Programa Escolhas. (aceda aqui à ToolBoxEscolhas e ao Guião Pro(g)Natura aqui).

Loading...