PORTFÓLIO PROGRAMA CASA DA MATA

Grupo 16 – Borboletas

06.01.2020

As Borboletas chegaram à Casa da Mata! Demonstrando entusiasmo em explorar o meio envolvente, focaram a sua atenção nas pequenas descobertas: “flores de soprar” (M.), tomates-de-árvore, minhocas, um sapo e muito mais! A lama também fez parte dos interesses do grupo, que definiu como objetivo: “construir uma cozinha de lama!”

07.01.2020

No segundo dia das Borboletas na Casa da Mata, as ideias surgiram com entusiasmo: “as janelas podem ser redondas e feitas com paus” (M.). Através de papel e caneta, decidiram projetar a construção da “cozinha de lama”. Outras explorações foram acontecendo, como a escavação de um “labirinto” que, posteriormente, foi transformado “no Rio Vouga” (A.) e no “Rio Mondego” (P.).

08.01.2020

Durante as caminhadas pela mata, as Borboletas surpreendem-se com a diversidade de cores, sons, formas e texturas, do mundo natural. Questões sobre sementes, folhas e flores, vão surgindo! Atentas, algumas Borboletas, identificaram sinais dos percursos pedestres.

09.01.2020

“A cozinha está em obras!”, Exclamou o G.. Juntas, as Borboletas, deram asas à sua imaginação, e através de construções criativas, reproduziram as suas ideias: “Isto é uma torneira que gira de um lado para o outro!” (P.).
Conscientes dos procedimentos de segurança, recorreram ao uso de martelos e pregos, revelando persistência na sua exploração.

13.01.2020

“A banca de venda” já abriu! Ali, algumas Borboletas, vendem “feijões”, “flores” e “anéis da sorte”, em troco de folhas! Num outro recanto da Casa da Mata, um pequeno grupo descobriu uma Laranjeira! Apanhar laranjas foi o seu objetivo e através do uso de várias estratégias, as Borboletas alcançaram-no com sucesso!

14.01.2020

O primeiro dia de chuva das Borboletas chegou! “Vamos procurar poças de lama!” – Exclamaram. Juntas partilharam momentos de grande alegria e diversão!

15.01.2020

Hoje as Borboletas cumpriram o seu plano: “Ir ao escorrega de terra!”. Por lá, imaginaram ser “pandas” e “coalas”, que para além de subirem e descerem os declives acentuados, procuraram por “novos caminhos”, para construírem as suas “casas”.

16.01.2020

Hoje a criatividade uniu-se aos elementos naturais e, pela mata, as Borboletas elaboraram “varinhas mágicas”, “espadas”, “esquilos”, “naves espaciais” e muito mais!
Recorrendo ao uso de uma nova ferramenta – o alicate – as Borboletas envolveram-se em explorações desafiantes, evidenciando persistência.

27.01.2020

Hoje as Borboletas foram “detetives de minhocas” e “exploradores de escorregas de lama”. A crescente união entre o grupo proporcionou momentos de grande harmonia.

28.01.2020

As Borboletas voaram por novos caminhos da mata. Ao passarem por uma “floresta de bambus” (X.), “caminhos secretos” (M.) foram traçados. No decorrer deste percurso contemplaram a natureza, fascinando-se com os seus detalhes.

29.01.2020

“Estas folhas estão a guardar a água da chuva” (F.). Cada vez mais observadoras, as Borboletas, apercebem-se dos diferentes ritmos da natureza, usufruindo das suas mudanças. Para além disso, outros desafios vão surgindo, como trepar e elaborar uma “coroa de flores e folhas” (L.).

30.01.2020

“Brincar com lama” e ir à “floresta de bambus” continuam a fazer parte dos interesses das Borboletas. Entre aventuras vão descobrindo a fauna e a flora da mata: “as lagartixas gostam de comer insetos” (I.).

03.02.2020

As Borboletas deram continuação aos seus projetos: para que a água do “Rio” não fosse absorvida pela terra, estratégias foram debatidas e uma solução foi encontrada! Já na “cozinha de lama” restauraram-se algumas das suas estruturas através do uso de tinta.

04.02.2020

Hoje a “cozinha de lama” foi inaugurada com “apetitosos” cozinhados, entre os quais, uma “deliciosa sopa de alface” (M.)! “Plantar sementes” (M.) e “descobrir animais”(F.) também fizeram parte dos planos das Borboletas!

05.02.2020

“Preciso dos binóculos porque quero observar aves!” (P.). A crescente sensibilidade para interagir com a natureza tem vindo a despertar, nas Borboletas, uma maior atenção e responsabilidade pelo cuidado dos seres vivos. “Este caracol tem a sua casa partida, vou fazer festinhas para ficar melhor” (M.).

06.02.2020

Novos desafios surgem e as Borboletas abraçam-nos com determinação: “eu não tenho medo” (I.). Ao treparem os troncos da mata, algumas crianças deparam-se com obstáculos promotores de momentos de cooperação!

07.02.2020

Neste dia, algumas Borboletas decidiram aventurar-se por novos caminhos e por lá fizeram surpreendentes descobertas. Para além disso, a exploração de tintas sobre o papel e elementos naturais, tem proporcionado às Borboletas experiências de grande tranquilidade e satisfação.

10.02.2020

“Uau este percevejo consegue andar em cima das urtigas! (…) Ele tem umas asas tão bonitas, que até parecem as de uma borboleta.” (M.). A natureza continua a surpreender as Borboletas, que pela mata vão descobrindo novos animais, cogumelos, flores e muito mais! Entusiasmadas, procuram aprofundar as suas descobertas, por intermédio de pesquisas: “temos de investigar esta semente para descobrir a que árvore pertence” (J.).

11.02.2020

Evidenciando uma crescente apropriação do espaço, algumas Borboletas decidiram elaborar diferentes mapas dos caminhos da mata. Progredindo nas suas construções, uma nova ferramenta foi utilizada e procedimentos de segurança foram debatidos!

12.02.2020

“Eu consigo trepar até ao topo!” (M.). “Eu consigo segurar o besouro” (I.). – As Borboletas têm vindo a superar diversos desafios promovidos pela mata do Choupal, evidenciando uma crescente confiança nas suas ações.

13.02.2020

A diversão continua pela mata: “Vamos saltar nas poças de lama!” (P.). Já outras Borboletas dão continuação às suas explorações: “Tenho os binóculos, está tudo a postos!” (G.).

14.02.2020

As oportunidades da mata continuam a surpreender as Borboletas, que as abraçam com sensibilidade e criatividade. Por outro lado, cada vez mais autónomas, demonstram iniciativa na responsabilização pelas tarefas do dia a dia.

17.02.2020

Com tábuas, pregos e martelos, as Borboletas esperam “construir uma cidade”, na qual existirá “um prédio de 7 andares” (J.) ! A atribuição de significado aos elementos naturais, durante o jogo construtivo e simbólico, torna-se cada vez mais frequente: “Dentro da minha casa vai haver uma cama feita de folhas e um armário feito de paus!” (L.).

18.02.2020

Para além das construções, as brincadeiras com água e terra continuam a fazer parte do foco de interesse das Borboletas, proporcionando divertidos momentos vividos em grupo.

19.02.2020

De “olhos bem abertos” as Borboletas preparam-se para descobrir a mata, e nessa aventura demonstram o seu entusiasmo: “Yeah! Caminho novo!” (L.). A empatia com o mundo em seu redor torna-se cada vez mais evidente.

20.02.2020

“Estamos a fazer mousse de baunilha e chocolate!” (X.). Os cozinhados com lama têm vindo a acompanhar as Borboletas desde a sua chegada à Casa da Mata.

21.02.2020

Hoje as Borboletas aproveitaram para desfrutar da natureza, e foi no balanço da rede que escutaram os seus sons. Já as tintas vieram colorir as suas construções.

24.02.2020

Neste dia de sol, nada melhor do que fazer uma caminhada pela mata: “Nós fomos desde o início até ao final do Choupal.” (X.). Atentos à natureza em seu redor, as Borboletas foram desvendando alguns dos seus mistérios, entre os quais: “De onde vem a água do valeiro?” (I.); “Como é que esta planta tem tantos pelos e não pica?” (P.).

26.02.2020

De olhar atento, algumas Borboletas decidiram partir em exploração para registarem elementos que “nunca viram antes na mata” (M.B.). E durante a caminhada expressaram as suas intenções: “Quero ir por este caminho porque parece muito impressionante” (P.C.).

27.02.2020

O último dia das Borboletas na Casa da Mata chegou! Foram tantas as aventuras, as descobertas e as gargalhadas sem fim. Obrigada Borboletas por terem abraçado com alegria, as experiências vividas na Casa da Mata.