PORTFÓLIO PROGRAMA CASA DA MATA

Grupo 18 – Caracóis

20.11.2020

No final desta semana, houve quem demonstrasse vontade de jogar o ‘’jogo do galo’’ (M.). entusiasmados, construíram, com elementos naturais, o seu jogo, dialogando e partilhando estratégias entre jogadores. O ‘’jantar de curso’’ (M. e S.) teve direito a um bolo delicioso feito pela M. e a sua avó! Até já grupo dos Caracóis.

19.11.2020

Hoje foi dia de “coroar reis e rainhas do reino encantado”, com as crianças a encontrarem estratégias para fazer “coroas” (M.). Rebolar pelas “encostas do reino” continua a ser um interesse partilhado pelos participantes. Para além disso, num novo caminho, houve vontade de fazer um piquenique, para contemplar a paisagem. Claro que não podemos deixar de referir “a viagem feita até à Austrália, num hipopótamo cor de rosa” (L.)!

18.11.2020

O grupo dos Caracóis envolveu-se na construção de uma “festa do pijama”. Após decorarem a rigor “à sala” (M.), dedicaram-se à cozinha: há mousse de chocolate e algodão doce e salgado (C.) para todos! Um caracol encontrado e tratado com grande empatia também se juntou a esta festa do pijama.

17.11.2020

O grupo dos Caracóis manifestou vontade de regressar ao “escorrega do Choupal” (P.), que também é “reino encantado” (M.) e o “sítio da liberdade”(B.). Orientando-se no espaço, pelo caminho encontraram um “mar de folhas” (A.) e vários bambus. Já na Casa da Mata os troncos continuam a proporcionar uma variedade de experiências.

16.11.2020

Já se escrevem cartas ao Pai Natal, na Casa da Mata! O interesse na procura de vida no solo, por baixo dos troncos, continua. Também continuam as construções: o barco pirata ganhou novo “folgo” e já tem bandeira hasteada. A Farmácia é agora palco de brincadeiras de faz de conta.

13.11.2020

Na Casa da Mata já há circo. Ainda não se fazem espetáculos, mas a estrutura não deixa dúvidas sobre o que é. O fruto do loureiro despertou a curiosidade de algumas crianças, que partiram em busca de respostas às suas questões sobre a flora. As brincadeiras com lama e os desafios das escaladas aos troncos foram uma constante.

12.11.2020

No dia de hoje, alguns elementos do grupo dos Caracóis envolveram-se na criação do restaurante “Mousse de chocolate”, tendo a lama sido o principal ingrediente. Outras crianças, espremendo laranjas e juntando terra, criaram o “Remédio Limites Invisíveis”. No final do dia, os saltos foram as grandes conquistas!

11.11.2020

De repente, fez-se silêncio… Um grupo de crianças partiu à descoberta dos sons da Mata. Ouviram, observaram e registaram aves, pessoas e meios de transporte, mas foi o som do esquilo a comer que mais despertou a atenção. Na Casa da Mata fez-se o “minhocário” e as crianças perceberam que há vida por debaixo dos troncos.

10.11.2020

Ao longo do caminho para a casa da Mata, o grupo dos Caracóis observou os vários cogumelos que iam encontrando. Houve quem lhe chamasse “cogumelo da neve”, porque “tinha pelos e era branco” (M.). Outras crianças continuaram a exploração da flora, (re)descobrindo o eucalipto e a Raspa-língua. O dia terminou com o início da construção de um robot!

09.11.2020

O grupo dos Caracóis iniciou a semana com motivação para explorar. Algumas crianças quiseram descobrir a origem do fruto do eucalipto, acabando por conhecer várias espécies da flora local. Outras quiseram explorar a “Floresta de Bambus”, desafiando-se a subir e descer a “Casa da Árvore” que ali existe. O dia terminou com a exploração do solo e das minhocas ali encontradas.

06.11.2020

Parabéns ao L.P., neste dia de chuva!… E foi um dia de chuva repleto de salpicos e brincadeiras com água. Por entre os pingos da chuva, lá se descobriu o “gafanhoto patinha”, explorado com sensibilidade.

05.11.2020

Hoje foi dia de caminhada para algumas crianças do grupo. Dois valeiros de água foram explorados. No valeiro grande as crianças interessaram-se pela “casa de madeira” (observatório). Ali, ainda houve tempo para chapinhar: “Estou a molhar-me!” (C.S.). Já no outro valeiro, encontrar um búzio foi o momento alto, mesmo que para isso alguém tenha deixado as galochas presas na lama… Na Casa da Mata, a “Farmácia” é agora uma “Farmácia Encantada”, com arco-íris e unicórnios.

04.11.2020

Hoje foi dia de aniversário na Casa da Mata. O envolvimento das crianças na celebração foi tal que até contou com a preparação de tinta para fazer partidas à aniversariante. O bolo foi acompanhado por “sumo da natureza”. O tempo permitiu ainda momentos de pesquisa conjunta sobre os animais, em especial o leopardo.

03.11.2020

O grupo dos Caracóis foi conhecer um novo caminho. Reis, rainhas, príncipes, princesas e cavaleiros subiram ao ponto mais alto do “castelo encantado”, enquanto que outros elementos desceram e rebolaram pelas colinas que envolviam o reino. Ali surgiram “salas de festa”, a “sala de conferência” e a “sala de meteorologia” (J.), onde os “habitantes do reino” evidenciaram bem-estar na ocupação deste novo caminho da Mata.

02.11.2020

“Vamos escavar um buraco para fazer uma poça de lama gigante e saltar lá para dentro!” – Foi assim que esta semana começou. Graças a um esforço e trabalho conjunto o objetivo comum foi concretizado. Neste início de semana chegaram também novas ervas à «Farmácia»: o rosmaninho e a erva cidreira juntaram-se à Lúcia-lima, para as infusões que se fazem naquele espaço.

30.10.2020

Em dia de Halloween as crianças chegaram à mata com planos muito claros: “queremos brincar ao Halloween!” – E assim começou a busca por tintas na natureza, por elementos para enfeitar chapéus de bruxas e até se iniciou a construção de um barco pirata.

29.10.2020

O espaço natureza pode ser “muitos lugares”, onde as crianças podem assumir muitas personagens. E hoje o grupo dos Caracóis mostrou-nos isso mesmo: um monte de pedras foi casa e transformou-se em máquina de transformar pessoas; um banco da roda de troncos foi piano, um pau foi um baloiço e as crianças assumiram tantos papéis! Foi mais um dia na Casa da Mata.

28.10.2020

Logo pela manhã, o grupo dos Caracóis comunicou a sua vontade: “queremos ir novamente pelo caminho das poças de água e lama gigantes”! (M.). “Adoro mergulhar nesta piscina” disse a L.! Outras crianças percecionaram uma nova oportunidade no espaço: « adoro isto… subir, escorregar, saltar… subir, escorregar, saltar… (S.). E as brincadeiras não ficaram por aqui… A farmácia já tem letreiro e é palco de outras personagens apareceram no espaço…

27.10.2020

Dias de chuva são dias de reabastecer as poças. A manhã do Grupo começou com a fruição dessas poças: “Isto é o paraíso da lama!”, disse o M.. “Esta é tão grande que dá para todos!”,percebeu o B.. Já na Casa da Mata, além das obras da farmácia e da produção de diamantes, “nasceu” a casa dos ouriços, com paredes ilustradas e pavimento de folhas…

26.10.2020

A semana começou em grande: grande é a criatividade, grande é a motivação, grande é o envolvimento das crianças nos seus projetos! A Farmácia Casa da Mata ganhou caixa registadora, com unidades monetárias, e até já há algumas paredes a porem-se de pé. As embalagens têm novas etiquetas, porque é importante conhecer os produtos que se têm à venda!

23.10.2020

A semana do Grupo dos Caracóis terminou em grande, com a descoberta de plantas medicinais pelas crianças. As infusões criadas deram nova força e motivação para acrescentar novos elementos à Farmácia Casa da Mata. E há planos para mais…

22.10.2020

Depois do plano desenhado, dois troncos transformaram-se em pilares, uma cana no telhado, e as folhas são as lâmpadas que iluminam a loja de maquilhagem. A par desta construção, a « Farmácia da Mata » continua empenhada na busca de um medicamento para tratar o covid: as laranjas colhidas são o principal ingrediente. « Rebolar em cima da lama é tão bom » disseram a C. e a L.
depois de uma luta com bolas de lama.

21.10.2020

O grupo dos Caracóis chegou cheio de vontade de saltar nas poças de lama.
A chuva também trouxe caracóis à mata, que as crianças trataram com grande empatia: “Este é caracol ‘pompom’ que faz cócegas” (D).
‘Estou feliz porque a chuva veio’ disse a M., enquanto provava as primeiras gotas de chuva.

16.10.2020

A semana do grupo dos Caracóis chegou ao fim, com criatividade: “Vamos construir uma casa” (M. e LP.); “Para construir uma casa precisamos de uma betoneira e de um camião de cimento” (J.). Houve também quem tenha evidenciado a sua coragem, para “andar no crocodilo meigo” (L.)!

15.10.2020

Neste dia, o grupo dos Caracóis explorou o elemento “terra”. Com o auxílio de várias ferramentas, encontraram “fósseis de dinossauros”: as pedras transformaram-se em dentes e as raízes nos seus ossos. Alguns Caracóis participaram ainda na organização, planeamento e registo da “Farmácia Casa da Mata”.

14.10.2020

Hoje, o grupo dos Caracóis envolveu-se na construção de uma área: A Casa da Mata tem farmácia! Neste local já fazem tratamentos, operações, raio-x e preparados para tratar maleitas: “1. Morango, para tratar o sarampo; 2. Banana, para matar bactérias; 3. Limão para as feridas; 4. Mel e tangerina, para tratar da constipação do Covid”. O que mais virá por aí?.

13.10.2020

Ao segundo dia de Programa Casa da Mata o grupo já tem nome. “Caracóis” foi o nome escolhido em assembleia, depois de, ao longo do dia, as crianças terem encontrado “caracóis vazios” e “cheios” (L.P.). Os troncos continuam a desafiar as crianças a experimentarem diferentes formas de subir e descer.

12.10.2020

Chegou um novo grupo à Casa da Mata! Já surgiram várias receitas na cozinha da natureza, nas quais a areia se transformou em “neve” e “terra branca”. Houve quem tenha iniciado as suas primeiras tentativas de saltos na Mata, depois, claro, de trepar aos troncos.