PORTFÓLIO PROGRAMA CASA DA MATA

Grupo 20 – Melros

02.07.2021

“Hoje é o último dia e por isso há festa com bolo (B.)!” E assim foi…
Predispostos a cooperar, na preparação da festa foram capazes de aceitar as ideias dos outros e construir uma experiência significativa para todos, vivida com um sentimento de bem-estar. Com grande criatividade, transformaram paus em guitarras e microfones divertindo-se ao som de diferentes estilos musicais.
Até à próxima grupo dos Melros!

01.07.2021

Ao longo destas semanas o grupo dos Melros estabeleceu uma evidente conexão com a Natureza. Por livre iniciativa, hoje quiseram reviver desafios que lhes foram significativos. É tempo de, com grande criatividade , bem-estar e envolvimento, construir uma “cama (J. e D)” para descansar!

30.06.2021

“Isto hoje foi fixe porque descemos no escorrega radical, encontrámos pistas de animais e fizemos um monte de paus e folhas para bloquear a água (R.)”. Sim… “usámos todos os nossos músculos e os nossos ossos para escorregar e escalar (M.)”! “Eu adoro a Casa da Mata (C.)”

29.06.2021

Com os tesouros encontrados na natureza, as crianças repletas de criatividade e imaginação envolveram-se em múltiplas possibilidades de criação. Máquinas para fazer brinquedos, arco-íris, rios, cones para atirar arroz aos noivos, coelhos, cachorro-quente e auto-retratos foram algumas obras de arte criadas pelos “artistas” (J.)! Obrigada Andrea, coordenadora do Projeto Mu(n)dArte promovido pelo CASPAE!

28.06.2021

Neste início de semana o grupo dos Melros com força, destreza, persistência e resiliência abraçou os desafios e partiu à descoberta de vários “tesouros” na natureza. O que iremos fazer com os “tesouros” encontrados?.

25.06.2021

Já sabemos que o ninho que encontrámos ontem não pertence a um Melro nem a um Tordo, mas pode ser de um Verdelhão. A par desta descoberta, ao som de uma “guitarra portuguesa (M.)” construída com grande envolvimento, encontrámos uma abelha a “escavar um buraco na terra (I.)”. Agora é tempo de recolher à “cabana (D.)”… Até para a semana!

24.06.2021

Um ninho caído junto a uma árvore despertou o interesse e curiosidade do grupo: “De quem é este ninho? (M.)”. Observando-o com atenção descobrimos que o ninho é feito de paus, palha e musgo. Dentro dele encontrámos uma pista muito importante: uma pena pequena amarela e cinzenta. Vamos investigar…

23.06.2021

Hoje foi mais um dia para superar desafios, cheios de confiança e determinação. E de repente, enquanto “explorávamos o Choupal (M.)” observámos um “pássaro que tinha uma barriga com manchas castanhas e um pouco gorda (M.)” a partir a casca de um caracol numa raiz de um bambu, e de seguida comeu o caracol… Chegados à Casa da Mata fomos investigar e descobrimos que vimos um Tordo!

22.06.2021

Pelo Choupal, o grupo dos Melros percecionou oportunidades para saltar, correr, trepar, rebolar e escorregar, com elevados níveis de bem-estar e envolvimento. “Hoje foi um dia cheio de aventura! (A.)”

21.06.2021

A descoberta de um novo caminho originou grandes corridas e saltos nas “poças de lama gigantes (M.)”. Já na Casa da Mata, para além de investigarmos para que servem as raízes de uma planta, descobrimos numa raiz uma “minhoca que faz letras (I.)”! Enquanto isto, outras crianças mobilizaram toda a sua força e resiliência, com o objetivo de partir uma pedra “para ver o que tem lá dentro (C.)”./span>

18.06.2021

O grupo dos Melros continua em exploração pela Mata do Choupal. “Corre! Corre! Está um dinossauro atrás de nós. (I.)”. Velozes, mobilizando todo o seu corpo, encontraram alguns esconderijos para não serem apanhados. De sentido apurado, os dinossauros carnívoros a “rugir” (D.) não encontraram carne para comer, já os herbívoros encontraram muito comida. Até para a semana, “Grrrrrrrrrrr (T.)”!
!

17.06.2021

O interesse natural das crianças por dinossauros motivou a leitura de um livro e o diálogo sobre algumas espécies. Com progressiva segurança, já vemos Tiranossauros Rex, Velociraptor e Diplodocus a movimentarem-se pela Mata…

16.06.2021

Neste dia, a descoberta de um novo espaço suscitou admiração, interesse e curiosidade no grupo dos Melros.
Descobriram que nem sempre existiram máquinas de lavar roupa, envolvendo-se na experimentação de lavar num tanque.
Apropriaram-se da utilização de lupas, observando a natureza de outras perspetivas.
Sentiram-se desafiados na exploração que fizeram de um tronco: “tenho medo”- disse o D. Reconhecendo o sentimento do outro, com grande empatia responderam: “coragem, tu consegues!”…
Que dia repleto de novas descobertas!

11.06.2021

O grupo dos Melros tem evidenciado estar cada vez mais atento à natureza que os rodeia. Observadores, encontraram novos animais que despertaram a sua curiosidade- “Parece uma folha (I.)”; “Uau, olha um bicho-pau (R.)”; “Faz cócegas (M.)”. O interesse e empatia perante estes seres vivos levou à construção de novos abrigos. A par destas descobertas, entrámos no reino do gelo, onde a C. foi a rainha… Parabéns C. e obrigada pelo bolo delicioso!

09.06.2021

O grupo dos Melros continuou a cooperar num objetivo comum: reconstruir a piscina de lama. Neste processo recorreram a várias estratégias para tirar a terra da piscina, partilharam ferramentas e até encontraram minhocas. No final da obra concluída foi tempo de, com elevados níveis de bem-estar, saltar, mergulhar e chapinhar.

08.06.2021

Pelos caminhos da Mata fomo-nos cruzando com vários animais: observámos um “esquilo castanho (I.)”, vários patos e até demos de comer e beber a um “cavalo gigante (B.)”. Estas foram excelentes oportunidades para refletirmos, conhecermos e compreendermos algumas características destes animais. Já na Casa da Mata, iniciámos as obras de reconstrução da “piscina de lama (M.)” para que todos consigam mergulhar nela.

07.06.2021

As penas e a libelinha, encontradas no dia de hoje, despertaram a curiosidade e o interesse de algumas crianças, que se envolveram na pesquisa de respostas às questões que iam colocando. Ao atirarem uma pena para uma poça de lama aperceberam-se que esta flutuou. Este foi o ponto de partida para que outros materiais naturais fossem testados…

04.06.2021

Primeiro o dedo da mão, posteriormente a mão, de seguida o pé, e depois… o corpo todo! Ao longo deste processo, comunicavam com entusiasmo o que estavam a sentir e têm a certeza que querem repetir: “A água está fria (R.)” e “o chão é duro (C.)”. Respeitando o tempo individual, foi assim que viveram a experiência de sentir uma poça de lama!
“Este é o melhor dia da Casa da Mata!” – gritou a M.

02.06.2021

Esta manhã algumas crianças partiram à descoberta de novos desafios, pela Mata. Durante a caminhada descobriram uma “flor que pinta amarelo”, uma outra planta que “cola as mãos” e ainda mais uma que se “agarra à roupa”. “Uau, a natureza é tão linda!” disse o T., enquanto observava o novo espaço que estavam a descobrir. Na “piscina de terra super radical” (T.) “nadaram” e “mergulharam”. O entusiasmo e alegria sentidos foram evidentes!

01.06.2021

As nêsperas apanhadas com resiliência e prazer foi o principal ingrediente do bolo que o grupo dos Melros decidiu fazer! Para além do bolo de nêspera tivemos direito a um bolo de chocolate e gengibre (D.), feito com grande envolvimento. Hoje, foi mais um dia para brincar, para correr, para saltar, para trepar, para explorar, para sujar, para descobrir… para ser criança! Feliz dia da criança !

31.05.2021

Durante o fim-de-semana algumas crianças e suas famílias estiveram atentas aos melros que encontraram no parque, enquanto passeavam. Hoje, no caminho até à Casa da Mata também observámos muitos melros e encontrámos uma pena preta, que pode pertencer a um deles (M.)! O pedaço de pão e de maçã já não estava no local onde o tínhamos deixado na passada sexta-feira. Então, decidimos construir um “comedouro” para atrair novamente o animal que deu origem ao nome do grupo!
Ainda houve tempo para lermos um livro trazido por uma criança, sobre a natureza, na natureza.

28.05.2021

Ao longo da semana, as borboletas-das-couves e um “pássaro preto com o bico laranja (M.)” despertaram o interesse e curiosidade das crianças, que se dedicaram à investigação de algumas das características destes dois animais. O seu interesse foi o ponto de partida para a escolha do nome do grupo: em assembleia, as crianças votaram nos “Melros”!

“Os melros gostam de pão porque são pássaros”- disse o M., deixando um pedaço de pão e uma maçã para alimentar os vários melros que já observámos na Mata. Até para a semana grupo dos Melros!

27.05.2021

Nesta primeira semana o sentimento de pertença ao grupo tem aumentado, através do fortalecimento de laços entre pares: juntos construíram e ergueram uma bandeira do acampamento Casa da Mata e apoiaram-se na superação de dificuldades.

26.05.2021

Através de um trabalho cooperativo foi construído um “acampamento (M.)” na Casa da Mata. Neste acampamento come-se fruta e já se assam espetadas na fogueira, feitas de acordo com um padrão: “Kiwi, casca do kiwi, kiwi, casca do kiwi (C.)”. E que deliciosas que estão! Este acampamento já tem um visitante: um caracol encontrado e tratado com grande empatia, apesar de “fazer muitas cócegas (B.)” e “ter muita baba (R.)”.

25.05.2021

A ponte construída no dia de ontem sofreu hoje algumas alterações. Paralelamente à “ponte 25 de abril” (J.) foi construída uma outra ponte, que implicou o confronto de opiniões e a necessidade de negociação, de modo a encontrarem uma solução aceite por todos. Atentos às oportunidades que o espaço lhes ofereceu, as crianças descobriram um novo animal e exploraram formas de subir e descer um tronco.

24.05.2021

Chegou um novo grupo à Casa da Mata! Apropriando-se deste novo espaço, as crianças agruparam a “madeira” (A.) que encontraram e com ela construíram uma “ponte” (J.). Hoje também foi dia de descobrir novas estratégias para vestir o casaco e limpar as mãos quando estão cheias de terra, de forma autónoma.