• 962091912
  • geral@limitesinvisiveis.pt

Safaris da Mata

Atividades para crianças em Educação Pré-Escolar

Sentir a natureza é mais do que observar, é sentir na palma da mão, é inalar o seu aroma, é ouvir os seus sons, conhecer alguns dos seus sabores… Os Safaris da Mata são a oportunidade de as crianças usarem todos os seus sentidos para conhecer a fauna e a flora, observando e recolhendo elementos e analisando-os de modo sensorial. Através dos vários Safaris as crianças exploram fauna, flora e solo, observando, sentindo, questionando, experimentando, verificando e encontrando respostas, recorrendo aos seus sentidos.

Todas as atividades propostas pelos Programas Um dia na Casa da Mata são previamente articuladas com a equipa educativa de cada grupo de crianças.

 

Safari de aromas

Este é um safari para recolher diferentes odores e que permite, simultaneamente, observar animais e plantas e compreender a utilidade que algumas plantas têm para a sociedade, nomeadamente ao nível medicinal.

 

 

Safari de texturas

Este é um safari para encontrar, observar e sentir diferentes texturas de árvores ajudando a criança a compreender que existe uma vasta diversidade de espécies vegetais na Mata.

 

 

Safari das folhas

Este é um safari para recolher diferentes folhas de árvores da Mata. De estação para estação, as folhas mudam o que pode transformar esta atividade num grande desafio. O Safari das folhas convida as crianças a descobrir algumas árvores através das suas folhas.

 

 

Safari das aves

A Mata Nacional do Choupal é o lar de cerca de 65 espécies de aves. O Safari das aves desafia as crianças a distinguir algumas aves, pelas suas características físicas, e a encontrá-las por entre a vegetação.

 

 

Safari dos pequenos animais

A Mata esconde muitos tesouros. Debaixo de pedras, troncos e plantas, há muita vida à espera de ser descoberta. O Safari dos pequenos animais convida a criança a descobrir os pequenos animais que, muitas vezes, passam despercebidos e assim conhecer um vasto leque de espécies.

 

Escolha a exploração que melhor responde aos interesses do grupo/turma com o qual desenvolve a sua prática educativa e venham passar ‘Um dia na Casa da Mata’. Aceda ao formulário de inscrição

Para mais informações clique aqui.